acção

“Porto Pelo Porto” é um arquivo online de carácter participativo e um trabalho de investigação em Design assinado colectivamente. O projecto dedica-se a congregar as múltiplas representações do nome da cidade que historicamente se encontram inscritas em si mesma, e a reinterpretá-las para a contemporaneidade.

A plataforma age em três modos principais:

image

INVENTÁRIO

O alicerce do projecto é a recolha participada das muitas formas da palavra “Porto”.

Todas as pessoas que vivem esta cidade são convocadas a enviar os seus registos da palavra Porto para o email portopeloporto @ gmail.com.

Porto escrito numa carta, num edifício, no fundo de um prato, numa foto, pichagem na parede, letreiro, decreto, árvore… Todas as participações são identificadas, classificadas, agregadas e disponibilizadas nesta página, num inventário vivo, aberto, partilhado.

pppaf4w

TRANSFORMAÇÃO

A plataforma acolhe também explorações criativas do acervo recolhido ou outros materiais que evoquem a palavra Porto, que testem e reinventem formas, estruturas, expressões, estratégias de escrever novos Portos. Graficar, ficcionar, hibridizar, sobrepôr, contrapôr, depurar, carregar… Imagens transformadas por via das várias estratégias são bem-vindas também no endereço portopeloporto @ gmail.com. São novas imagens a emergir do tactear atento da cidade que ficam disponibilizadas para futuras acções de curadoria.

teresa_serodio

PORTFOLIOS

A equipa responsável pela plataforma organiza periodicamente acções de re-criação e/ou curadoria mais atenta, destinadas a extrair do inventário leituras e expressões específicas. São contributos para a evidenciação de um determinado aspecto ou leitura crítica da cidade.

Neste modo editorial, a equipa recorrererá ao envolvimento de profissionais, investigadores e cidadãos, na medida da dinâmica e do envolvimento criados pela plataforma.

No conjunto destes três modos, a estratégia de construção de identidade a que chamámos no início do projecto “Máquina Tipográfica” fica à disposição de todos, e aberta a todas as abordagens estéticas, narrativas, simbólicas, políticas que queiram ir mais longe na resposta à pergunta “O que sou eu, Porto?” através do modo de escrever o seu nome e no futuro, avançar para outros universos icónicos do Porto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s