Sobre

image

PORTO PELO PORTO surgiu do envolvimento d’ A Transformadora em projectos que, de modos diversos, visaram trabalhos de identidade e comunicação aplicados a territórios. A dinâmica acabou por reunir uma equipa multi-disciplinar de interessados e profissionais do Design, da Comunicação, da Investigação, da Cidadania, que resolveu aprofundar o que significa representar visualmente um território, dedicando-se ao caso desta nossa cidade do Porto. Por entre tertúlias e expedições, escrevinhar e fotografar, vasculhar e compor, esta equipa chegou a uma formulação:
.
• A palavra “Porto” escreve-se de todas as maneiras que esta cidade múltipla e profusa vai gerando para se marcar a si própria. Todas em simultâneo, em cada momento.
• Uma grafia simbólica e perene da palavra Porto implica acolher e congregar continuadamente estas escritas, utopia que só é possível aproximar com a contribuição dos que vivem/viveram, constroem/contruíram a cidade.
• Propõe-se então um espólio continuamente alimentado e depois recomposto em variantes sempre renovadas da pergunta “O que sou eu, Porto?” colocada pelo modo de escrever a palavra Porto.
.
As premissas transcendem uma expectativa tipificada de marca. Na verdade, elas afastam-se dos léxicos trans-territoriais de eficácia previsível no mercado das imagens, e aproxima-se de uma construção em contínuo, mutável e participada, aberta aos sinais profundos da cidade e por isso pouco domável na profusão das suas possibilidades.
A proposição é de risco, mas suporta-se numa forte convicção de base: o Porto não tem de se reinventar segundo estruturas e linguagens ditadas de fora. Aliás, a Cidade ela mesma desde sempre profundamente ela mesma, profundamente “outra”, sairia sempre diminuída nessa ambição. Pode, antes, observar-se e valorizar-se. Pode fazer da percepção atenta do seu quotidiano a melhor das pedagogias visuais e identitárias. Em lugar de determinar uma representação cristalizada mas obrigatoriamente transitória, pode apurar e abrir os sentidos para a cidade que se expressa enquanto caminha.
.
A plataforma PORTO PELO PORTO (PPP) é a concretização destas ideias. PPP é um modo de trabalhar a identidade da cidade que – temos a convicção, a certeza – pode manter-se permanentemente válida e fiel à realidade urbana – estética, ideológica e contextualmente. PPP é investigação, património, conhecimento, ferramenta de cidadania e criação em contínuo.
.
Bem vindos, estamos em casa.

 

Advertisements

One thought on “Sobre

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s